05/05/24

Hoje é o Dia Mundial da Língua Portuguesa

​​​​​​​​​No dia 25 novembro 2019, a UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) declarou a data de 5 de maio como Dia Mundial da Língua Portuguesa, na sequência da proposta dos países lusófonos, apoiada por mais 24 Estados, incluindo países como a Argentina, Chile, Geórgia, Luxemburgo ou Uruguai. Esta ratificação veio juntar-se à celeb​ração do Dia da Língua Portuguesa e da Cultura da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa) que tinha lugar, há mais de uma década, a 5 de maio.

​A língua portuguesa é falada por mais de 260 milhões de pessoas nos cinco continentes (3,7% da população mundial), sendo língua oficial dos nove países-membros da CPLP (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e Macau). Além disso, é língua de trabalho ou oficial de um conjunto de organizações internacionais como a União Europeia, União Africana e o Mercosul.

A seguir, mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas, Dr. António Guterres, com motivo desse dia. 


A Língua Portuguesa é um tesouro inestimável que transcende fronteiras e oceanos. Falada por centenas de milhões de pessoas, é o veículo de uma riqueza cultural extraordinária, unindo comunidades e nações, em diferentes partes do mundo. Uma mesma língua, uma vasta pluralidade de vozes. E essa diversidade é tão mais rica quanto mais intensa é a colaboração entre os países de língua portuguesa, em áreas como a educação, a cultura, a ciência e a investigação. Esta língua é uma herança comum e é uma preciosa semente de futuro. E o seu futuro deve, também, afirmar-se no espaço público virtual, com a expansão dos conteúdos culturais e científicos em português – porque a sociedade do conhecimento só será verdadeiramente global, aberta e inclusiva se for uma sociedade multilíngue. Neste Dia Mundial da Língua Portuguesa, saúdo o trabalho da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa na promoção desse património linguístico e cultural e no fortalecimento dos laços entre os povos que a integram. As Nações Unidas permanecem empenhadas na cooperação com a CPLP e acreditam firmemente que o multilinguismo e a diversidade cultural contribuem para a construção de um mundo mais pacífico, inclusivo e unido. E, neste ano em que a Cimeira do Futuro nos convidará a pensar nos passos a tomar para esse mundo mais pacífico, inclusivo e unido, urge lembrar, como escreveu Agostinho Neto, que “a esperança somos nós”. Muito obrigado.

Ningún comentario:

Compromisos

Sempre que for posible, neste blog informaremos da autoría de textos, fotos e demais material audiovisual, que en todo caso é empregado con finalidade educativa e sen lucro. Se houber algo suxeito a dereitos de autor ou outras restricións, por favor, facédenolo saber para retirármolo o antes posible.
Por outro lado, os autores do blog non son responsables dos comentarios que os lectores poidan enviar. Todos aqueles comentarios obscenos, ofensivos contra persoas, crenzas ou ideas, ou contrarios á Lei serán eliminados en canto teñamos coñecemento deles.
Avísanos para axudarnos a cumprir estes compromisos.